segunda-feira, 28/04/2025
- Anunciante -spot_img

Ana Vitória, Arthur Silva e Érika Zoaga serão homenageados pelo Governo de Mato Grosso

Share

Os medalhistas olímpicos serão homenageados por projetar o estado no cenário esportivo internacional

Atletas de Mato Grosso Brilham no Cenário Esportivo Internacional

Os atletas olímpicos e paralímpicos de Mato Grosso, Ana Vitória, Arthur Silva e Érika Zoaga, foram incluídos no Hall da Fama da edição de 2024 do Prêmio Sabino Albertão. Os três receberam a homenagem especial por contribuírem para projetar o nome do estado no cenário esportivo internacional.

Além de figurarem no Hall da Fama, os três esportistas receberam o Prêmio Olímpico e o Prêmio Medalhista Olímpico do Governo de Mato Grosso, que concede R$ 30 mil aos atletas convocados para os Jogos Olímpicos ou Paralímpicos e mais R$ 100 mil para aqueles que conquistaram medalhas em suas categorias, na competição.

Ana Vitória: Do Atlético de Madrid ao Pódio Olímpico

A meio-campista Ana Vitória, natural de Rondonópolis, jogadora do Atlético de Madrid, conquistou a medalha de prata com a seleção brasileira de futebol feminino nas Olimpíadas de 2024. A atleta foi revelada no Academia Futebol Clube, de Rondonópolis.

Arthur Silva: Ouro Paralímpico no Judô Representando o Mato Grosso

O judoca Arthur Cavalcante da Silva, bolsista do programa Olimpus, do Governo de Mato Grosso, atleta do Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (ICEMAT), conquistou a medalha de ouro paralímpica na categoria 90 kg, classe J1 (atletas cegos).

O judoca Arthur Silva, atleta do Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso, conquistou a medalha de ouro paralímpica – Foto: Alessandra Cabral-CPB

Érika Zoaga: Estreia com Medalha de Prata nos Jogos Paralímpicos

A judoca Érika Cheres Zoaga, bolsista do programa OlimpusMT pela Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV), garantiu a medalha de prata na categoria 70 kg, classe J1, em sua primeira participação nos Jogos Paralímpicos, após um ciclo vitorioso que a classificou para a competição.

A cerimônia de premiação ocorrerá na próxima terça-feira (17.12), durante o evento Prêmio Sabino Albertão, que, com o tema “Heróis Olímpicos”, celebrará também os demais esportistas de Mato Grosso convocados para as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2024.

O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), David Moura comemorou:

“Estes atletas colocaram nosso Estado e o país no pódio dos dois maiores eventos esportivos do mundo. São trajetórias que mostram a força do esporte mato-grossense e que precisam ficar registradas, servindo de inspiração à nova geração de atletas”

Em sua primeira participação nos jogos paralímpicos, a judoca Érika Cheres Zoaga, da Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV), garantiu a medalha de prata na categoria 70 kg – Foto: Christiano Antonucci

História do Prêmio Sabino Albertão e Suas Contribuições ao Esporte

O Prêmio Sabino Albertão é concedido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) para reconhecer os destaques esportivos do ano em Mato Grosso.

A 3ª edição do Prêmio Sabino Albertão é uma realização do Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania (Iteec Brasil) em parceria com a Secel-MT, e produção da Bemtivi Academia de Arte.  O prêmio leva o nome de Sabino Albertão Filho, ex-secretário de Estado de Esportes e Lazer (1997 a 2002), que morreu em 2021.

Além das homenagens especiais, serão premiadas 11 categorias esportivas que se destacaram entre julho de 2023 e julho de 2024.

Anunciante

- Anunciante -spot_img

Últimas notícias

Anunciante

- Anunciante -spot_img

Local News