Crônica

Crônica: (Re)Engenharia do Rock: TODOS OS VERBOS

(Re)Engenharia do Rock

Leonardo Daniel

TODOS OS VERBOS

Zélia Duncan

Errar é útil

Sofrer é chato

Chorar é triste

Sorrir é rápido

Não ver é fácil

Trair é tátil

Olhar é móvel

Falar é mágico

Calar é tático

Desfazer é árduo

Esperar é sábio

Refazer é ótimo

Amar é profundo

E nele sempre cabem de vez

Todos os verbos do mundo

E nele sempre cabem de vez

Abraçar é quente

Beijar é chama

Pensar é ser humano

Fantasiar também

Nascer é dar partida

Viver é ser alguém

Saudade é despedida

Morrer um dia vem

Mas amar é profundo

E nele sempre cabem de vez

Todos os verbos do mundo

E nele sempre cabem de vez

Análise Pessoal:

Em “Todos os verbos”, temos um campo semântico em volta do verbo Amar. Há uma sabedoria muito grande na conjugação de cada verbo listado pelo eu lírico e sua enunciação… vamos a eles então: quando erramos podemos aprender com os erros e isso é útil; sofrer é chato porque tudo fica demorado; chorar é triste porque a tristeza vem e seca as lágrimas; sorrir é rapidíssimos por ser gratuito, não ver é fácil porque nós estamos o tempo todo olhando pro nosso próprio ego, nosso umbigo. Trair é tátil porque os corpos têm outra linguagem, olhar é móvel porque o olhar muda as coisas de lugar. Não há nada mais mágico do que falar. E no silêncio podemos cessar qualquer guerra. Desfazer é árduo, pois tutamos contra o apego. Só o sábio sabe esperar. Refazer é ótimo por trazer leveza. E amar é profundo. O mais profundo do que pode existir.

E nele sempre cabem de vez

Todos os verbos do mundo

Vamos continuar… Abraçar mesmo no inverno é sempre quente. Beijar é chama, a chama do fogo da paixão que incendeia o amor. Pensar é ser um ser humano… somos obrigados a pensar se quisermos não só em ter pensamentos, fantasiar também. Nascer é nosso primeiro acorde. Se vivemos somos obrigados a desempenhar um papel. Toda despedia já traz consigo uma saudade; morrer… morrer um dia vem… e quem está preparado?

À guisa de conclusão:

O Amor… ah no Amor cabe todos os verbos do mundo. Não há nada maior que o Amor. Pois amar é profundo. O amor traz o perdão. O Amor traz a misericórdia e entende o âmago humano. Ele transforma o significado de todos os verbos, porque todos querem ser amados. Mas isso só acontecerá se dermos amor primeiro. Pois, não podemos perceber o amor se ele só está na gente ou só está no outro.

www.poetaleodaniel.com

Leonardo Daniel

15/10/2023

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *