Amenorreia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Por Redação 22/09/2017 - 22:05 hs

Amenorreia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos dessa condição Além disso, a Amenorreia é a ausência de sangramento menstrual. A Amenorreia é uma característica normal em fêmeas prepúberas, grávidas e pós-menopáusicas. Nas mulheres em idade reprodutiva, o diagnóstico de Amenorreia é uma questão de determinar se a gravidez é a etiologia. Na ausência de gravidez, o desafio é determinar a causa exata da menstruação ausente. A Amenorreia primária é o fracasso da menstruação ocorrer aos 16 anos, na presença de crescimento normal e características sexuais secundárias. Se, até aos 13 anos, a menstruação não ocorreu e o início da puberdade, como o desenvolvimento da mama, está ausente, um tratamento para a Amenorreia primária deve começar.

Amenorreia secundária é definida como a cessação da menstruação em algum momento após a ocorrência de menarquia. A oligomenorreia é definida como menstruação ocorrendo em intervalos com mais de 35 dias de intervalo. Nenhum consenso foi alcançado quanto ao ponto em que a oligomenorreia se torna Amenorreia.

Alguns autores sugerem que a ausência de menstruação durante 6 meses constitui Amenorreia, mas a base para esta recomendação não está clara. Para uma menina pós-menarcal ou uma mulher em idade reprodutiva experimentar um intervalo de ciclo menstrual de mais de 90 dias é estatisticamente incomum. Praticamente falando, isso deve ser uma indicação para uma avaliação para buscar a causa. Então, confira agora Amenorreia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos:

O que é Amenorreia: Amenorreia (uh-men-o-REE-uh) é a ausência de menstruação – um ou mais períodos menstruais perdidos. As mulheres que perderam pelo menos três períodos menstruais seguiram a Amenorreia, assim como as meninas que não começaram a menstruação aos 15 anos.

Causas de Amenorreia: A causa mais comum de Amenorreia é a gravidez. Outras causas de Amenorreia incluem problemas com os órgãos reprodutivos ou com as glândulas que ajudam a regular os níveis hormonais. O tratamento da condição subjacente geralmente resolve a Amenorreia. A Amenorreia pode ocorrer por uma variedade de razões. Alguns são normais durante o curso da vida de uma mulher, enquanto outros podem ser um efeito colateral da medicação ou um sinal de um problema médico.

Amenorreia Natural: Durante o curso normal de sua vida, você pode experimentar Amenorreia por razões naturais, tais como:

Anticoncepcionais: Algumas mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais podem não ter períodos. Mesmo após a interrupção dos contraceptivos orais, pode demorar algum tempo antes da observação regular da ovulação e da menstruação. Os contraceptivos que são injetados ou implantados também podem causar Amenorreia, como podem alguns tipos de dispositivos intra-uterinos.

Medicamentos: Certos medicamentos podem causar períodos menstruais para parar, incluindo alguns tipos de:

  • Antipsicóticos
  • Quimioterapia contra o câncer
  • Antidepressivos
  • Medicamentos contra a pressão arterial
  • Medicamentos para alergia

Sintomas de Amenorreia: O principal sinal de Amenorreia é a ausência de períodos menstruais. Dependendo da causa da Amenorreia, você pode experimentar outros sinais ou sintomas juntamente com a ausência de períodos, tais como:

  • Descarga láctea do mamilo
  • Perda de cabelo
  • Dor de cabeça
  • Mudanças na visão
  • Excesso de cabelo facial
  • Dor pélvica
  • Acne

Quando Consultar um Médico: Consulte seu médico se você perdeu pelo menos três períodos menstruais seguidos, ou se você nunca teve um período menstrual e tem 15 anos ou mais.

Fatores de Risco: Fatores que podem aumentar seu risco de Amenorreia podem incluir:

  • História de família. Se outras mulheres em sua família experimentaram Amenorreia, você pode ter herdado uma predisposição para o problema.
  • Distúrbios alimentares. Se você tem um transtorno alimentar, como anorexia ou bulimia, você está em maior risco de desenvolver Amenorreia.
  • Treino Atlético. Treinamento atlético rigoroso pode aumentar seu risco de Amenorreia.

Complicações de Amenorreia: As complicações da Amenorreia podem incluir:

  • Infertilidade. Se você não ovular e ter períodos menstruais, você não pode engravidar.
  • Osteoporose. Se a sua Amenorreia é causada por baixos níveis de estrogênio, você também pode estar em risco de osteoporose – um enfraquecimento dos seus ossos.

Tratamentos de Amenorreia: O tratamento depende da causa subjacente da sua Amenorreia. Em alguns casos, pílulas anticoncepcionais ou outras terapias hormonais podem reiniciar seus ciclos menstruais. A Amenorreia causada por distúrbios da tireoide ou pituitária pode ser tratada com medicamentos. Se um tumor ou bloqueio estrutural está causando o problema, a cirurgia pode ser necessária.

Prevenção de Amenorreia: Alguns fatores de estilo de vida – como excesso de exercício ou muito pouco alimento – podem causar Amenorreia, portanto, procure se equilibrar no trabalho, lazer e descanso. Avalie áreas de estresse e conflitos em sua vida. Se você não pode diminuir o stress por conta própria, peça ajuda à família, amigos ou seu médico.

Esteja ciente das mudanças no seu ciclos menstrual e verifique com seu médico se você tiver preocupações. Mantenha um registro de quando seus períodos ocorrem. Observe a data em que seu período começa, quanto tempo dura e quaisquer sintomas problemáticos que você experimenta.

(Saúde dicas)